Como uma das empresas líderes globais no setor de mineração, temos o compromisso com o desenvolvimento sustentável. O objetivo da Vale é que nossos negócios produzam riquezas locais, regionais e globais, permitindo a construção de um legado positivo ao longo do ciclo de vida de nossos empreendimentos, nos 38 países em que atuamos.

Em 2009, a Vale estabeleceu uma Política de Desenvolvimento Sustentável que orienta a atuação da empresa desde a tomada de decisão para investir até os procedimentos de encerramento deoperações e é baseada em três pilares: ser um operador sustentável, ser catalisador de desenvolvimento local e ser agente global de sustentabilidade.

Como parte do compromisso com a conservação da biodiversidade, a empresa protege mais de 10 mil km² de áreas naturais no Brasil e em outros países – o equivalente a quase sete vezes a área de São Paulo. A Vale se orgulha de ter uma gestão responsável das questões econômicas, sociais e ambientais, de uma maneira integrada.

Criado pela Vale em 2009, o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável é um fundo de cooperação entre diversas empresas que atua em parceria com instituições públicas e organizações do terceiro setor. A iniciativa pioneira permite estender as boas práticas e o desenvolvimento sustentável além do limite das operações da Vale, contando inclusive com a participação de outras empresas.

Já foram aportados R$ 17 milhões em 15 projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil. Trabalham com o fundo de cooperação: IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), IFT (Instituto Floresta Tropical), Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Instituto Peabiru, ISA (Instituto Socioambiental) e TNC (The Nature Conservancy). Na Amazônia, a ação do Fundo Vale concentra-se em projetosdirecionados a três principais temas: Monitoramento Estratégico da Região por Satélite, Consolidação e Criação de Áreas Protegidas e Biodiversidade e Promoção de Municípios Verdes.
 

REALIZAÇÃO:
APOIO: